A Pós-Graduação em Educação a Distância (EaD) do IFPE aprovou ontem seu primeiro trabalho de especialização. Foi a monografia O perfil da comunicação no IFPE, na área de Gestão Pública, da jornalista e servidora Carolina Falcão, apresentado em uma sala do Bloco C do campus Recife. A pesquisa recebeu nota máxima.
No trabalho, a servidora fez um estudo de caso, à luz da comunicação pública, sobre a Assessoria de Comunicação (Ascom) do instituto, departamento no qual é lotada. “A EaD se mostrou uma modalidade de estudo bem interessante. Às vezes pensamos que é mais fácil porque não exige nossa presença o tempo todo. Mas, na realidade, o curso exige muita disciplina”, afirma Carolina.
Ela destaca que a organização do curso ajudou muito na condução dos estudos. “Apesar de a pós estar apenas começando, a estrutura é bem favorável, o instituto já domina esse know-how. Os professores estavam sempre presentes e o calendário foi cumprido. Isso proporciona bastante segurança”.
O diretor da EaD, professor José Bento, avalia como positiva a especialização na modalidade. “Como já trazíamos uma carga de experiência na graduação, foi mais fácil aplicar à pós-graduação, que é formada por um pessoal com mais disciplina e experiência”, afirma. Ele destaca 200 alunos foram matriculados nessa primeira turma e que a evasão foi bastante pequena. “A pós representa um salto financeiro na carreira da maioria dos servidores públicos. Além do mais, a EaD é um estímulo a quem não tem disponibilidade para assistir aula presencialmente todos os dias”, afirma.
No segundo semestre, a EaD abre a especialização em Ensino da Matemática e, no próximo ano, de Ensino de Ciências.