Os interessados na seleção para tutores a distância do IFPE devem se apressar: as inscrições serão encerradas no domingo, dia 23. Ao todo, são 337 vagas, além de formação de cadastro de reserva, voltados para profissionais que irão atuar em cursos técnicos e superiores ofertados na modalidade Educação a Distância. Os interessados podem se inscrever através do link http://pesquisa.ifpe.edu.br/tutorDEaD , no qual também é possível conferir o edital que regulamenta o processo seletivo.
O candidato deverá preencher o formulário informando dados pessoais, formação acadêmica, titulação e atuação profissional, além de pagar a taxa de inscrição, no valor de R$30, através de Guia de Recolhimento da União (GRU) pagável em qualquer agência do Banco do Brasil. O pagamento da taxa deverá ser efetuado impreterivelmente até o dia 26 e, até o dia 23, o candidato que realizar a inscrição poderá acessar novamente o formulário eletrônico a fim de efetuar modificações em sua inscrição.
A seleção terá duas fases: na primeira, o candidato vai obter uma classificação mediante a pontuação gerada a partir das informações que constarem no formulário de inscrição; já na segunda, todos os candidatos inscritos serão convocados a se submeterem a uma prova objetiva. Entre os dias 10 e 14 de dezembro, os inscritos poderão retirar seu cartão de inscrição no site www.ifpe.edu.br, link EAD, no qual será informado o local da prova – que acontecerá no dia 14 de dezembro.
O edital prevê oportunidades de atuação em componentes curriculares de cursos técnicos (Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Sistemas de Energia Renovável, Manutenção Automotiva, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática), superiores (Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Gestão Ambiental) e pós-graduação (especializações em Gestão Pública, em Ensino de Ciências e em Ensino da Matemática no Ensino Médio), todos ofertados na modalidade Educação a Distância.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de dezembro. Os selecionados passarão a receber uma bolsa mensal no valor de R$765 e deverão desempenhar atividades que vão auxiliar o professor-formador no desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, mediar a interação entre o estudante e o professor e participar de aulas e avaliações de aprendizagem nos polos de apoio presencial.
A seleção terá validade de dois anos, prorrogáveis uma vez por igual período a critério da Diretoria de Educação a Distância do IFPE. Mais informações poderão ser obtidas no site www.ifpe.edu.br, link EAD.