Integração. Esta foi a palavra-chave da I Formação para Coordenadores de Polos, evento promovida na Diretoria de Educação a Distância do IFPE. O encontro, realizado no Auditório Central da Sudene entre os dias 13 e 14, contou com a participação de coordenadores de polos nos quais os cursos do IFPE são ofertados na modalidade Educação a Distância e serviu para aproximar ainda mais a instituição da comunidade acadêmica.
Na abertura, a diretora de Assistência ao Estudante do IFPE, Emely Albuquerque, representou a reitora, Cláudia Sansil. Emely parabenizou a iniciativa e lembrou que o momento serve, ainda, para fortalecer ações de Ensino, Pesquisa e Extensão promovidas na instituição. “Momentos assim são importantes e realmente têm um papel importantíssimo, refletido, por exemplo, nas notas obtidas pelos cursos a distância nas avaliações”, disse, referindo-se às notas 4 (numa escala que vai de 1 a 5) obtidas pelos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e, mais recentemente, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Matemática, em avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Gestora da Divisão de Ensino da Diretoria de Educação a Distância, Adenilda Moura representou na mesa de abertura do evento a diretora de Educação a Distância, Fernanda Dornellas, e falou sobre o objetivo da Formação: “Queremos estreitar ainda mais os laços entre o IFPE e os polos de apoio presencial. Trabalhamos com Educação a Distância, mas a modalidade tem de ser encarda como muito próxima da comunidade acadêmica”, declarou. Moura também apresentou a estrutura organizacional do IFPE e, mais detalhadamente, da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) numa apresentação dirigida aos presentes.
De acordo com Virna Godoy, coordenadora de Formação Continuada da DEaD, esta Formação para Coordenadores de Polo faz parte de uma série de ações previstas. “Temos a proposta de realizar formações semestralmente, além de contemplarmos ainda mais atores que fazem parte da dinâmica da Educação a Distância, como é o caso de professores-formadores, tutores a distância e tutores presenciais”, adiantou.
Durante a manhã, os coordenadores de polo participarem do credenciamento e assistiram os momentos iniciais da Formação. Á tarde, conferiram palestras sobre liderança na gestão dos polos a atribuições de tutores e coordenadores, além de compartilharem relatos de experiência. A I Formação para Coordenadores de Polos ainda contou com a apresentação de procedimentos institucionais e visita às instalações da DEaD.