Estudantes do IFPE conquistam prêmio de redação

26/08/2014 - 14:10:32

O IFPE obteve posição de destaque em mais uma edição do Prêmio de Gênero Naíde Teodósio, promovido pela Secretaria Estadual da Mulher. Três estudantes da Instituição estão entre os seis selecionados deste ano, na Modalidade Redação do Ensino Técnico Subsequente.

As estudantes Cristina Maria de Oliveira (Campus Caruaru), Rosivânia Souza de Lima (Campus Afogados) e Cícera Vanderleia de Lima (Campus Afogados) foram as premiadas. Esta última, inclusive, já havia conquistado o primeiro lugar na mesma categoria na edição passada do Prêmio.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Maria José Gonçalves de Melo, o principal objetivo da premiação é estimular e fortalecer, entre os alunos, a produção crítica de conhecimento sobre gênero. “Isso vem sendo alcançado, pois dos 17 estudantes que participaram do prêmio foi abordado o gênero sobre diversos aspectos, salientando que as três estudantes premiadas abordaram o gênero e mídia, gênero no âmbito rural e gênero na pesca e artesanato. Isso representa que, além da oportunidade de interiorizarmos a discussão sobre questão de gênero, os nossos estudantes estão aprimorando uma consciência critica da diversidade temática relacionadas a essa temática”, ressaltou.

A reitora Cláudia Sansil também comemorou a conquista das estudantes. “Parabéns a nossos queridos alunos e alunas que, mais uma vez, dão orgulho a todos nós. A inserção da modalidade Ensino Técnico Subsequente no Prêmio foi uma conquista nossa que incentivamos por valorizarmos esse importante debate em nossa Instituição”, destacou Sansil.

A premiação será realizada no dia 29 de setembro. Ao todo, foram 24 premiados em seis categorias.

 

PARCERIA - A 7ª edição do Prêmio Naíde Teodósio é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005) que dedicou sua vida à luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, suas pesquisas tiveram como foco a erradicação das desigualdades sociais, principalmente, o combate à desnutrição.

 

AS REDAÇÕES VENCEDORAS:

 

- Cícera Vanderleia de Lima - “Trabalhadoras Rurais: Refletindo as Relações de Gênero no Contexto da Agricultura Familiar”

- Cristina Maria de Oliveira - “A Exposição da Mulher na Mídia”

 

- Rosivânia Souza de Lima - “A Pesca das Mulheres pela Igualdade de Gênero”

 

* Fonte: Ascom Reitoria

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Informações para contato

Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária - Recife/PE - CEP: 50740-540 Telefone: (81) 2125-1600

E-mail: email | Ouvidoria:mail