Presidente participa de formatura do Pronatec

16/06/2014 - 12:46:10

A última sexta-feira (13) foi um dia especial para 1300 jovens e adultos pernambucanos, entre eles, 250 estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, eles receberam o diploma simbólico de formação nos cursos oferecidos dentro do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções e reuniu também alunos do Senai, Senat e Senac. Na mesa de honra, estiveram presentes autoridades como o ministro da Educação, Henrique Paim, o governador do Estado João Lyra Neto, os senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros , a reitora do IFPE, Cláudia Sansil e o diretor regional do Senai/PE, Sérgio Gaudêncio.

Em seu discurso, a presidente destacou a importância da expansão do ensino técnico para o desenvolvimento econômico e social do país. “Nós só vamos ser uma nação desenvolvida se houver milhares e milhões como vocês [...] Foi por isso que nós não só abrimos a porta para o ensino técnico, nós a escancaramos porque quanto mais brasileiros e brasileiras conseguirem fazer o curso, melhor será para o Brasil. É bom para vocês, para família de vocês, mas melhor para nós, para o Brasil inteiro”, afirmou Dilma.

 

Só em Pernambuco são ofertados, dentro do Pronatec, 14 cursos técnicos e 91 cursos de qualificação profissional. O estado também é dono da maior média de matrículas do país, alcançando a marca de 10 mil estudantes por ano. Desde 2012 até o primeiro semestre deste ano, o IFPE já foi responsável por ofertar 247 cursos dentro do Programa, beneficiando, ao longo de dois anos e meio, cerca de 8.350 jovens e adultos.

 

Para representar os formandos, um aluno do IFPE-Campus Ipojuca foi escolhido como orador da turma. João Maria Alves da Cruz Júnior, 24 anos, compôs a mesa de honra da solenidade e fez um discurso emocionado, relatando sua trajetória profissional. Ele é concluinte do curso técnico em Automação Industrial, mas iniciou sua jornada lá atrás, ao ingressar no curso de Eletromecânica oferecido pelo Senai dentro do Pronatec. Hoje, João, aos 24 anos, tem emprego garantido. Isso porque ele foi aprovado no concurso da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) e está prestes a assumir o cargo na área de Automação.

“Nunca tive que pagar para estudar. Por isso, acho o Pronatec uma boa iniciativa porque abrange a população que mais precisa. As oportunidades que tive de fazer cursos bons e gratuitos foram fundamentais para o meu crescimento. O que tenho a dizer a vocês é que tenham vontade de aproveitar todas as oportunidades de estudar”, disse. Em seguida, um aluno de cada uma das instituições presentes foi chamado ao palco para receber o diploma simbólico em nome dos colegas. A representante do IFPE foi a estudante Ingrid Gadelha do curso de Mecânica de Refrigeração e Climatização Industrial, oferecido pelo Campus Recife dentro do Pronatec.

De acordo com o ministro da Educação Henrique Paim, o Programa já contabilizou 7,4 milhões de matrículas em todo o país. A meta é fechar 2014 com oito milhões de estudantes matriculados. A cerimônia também foi uma oportunidade para a presidente confirmar o lançamento do Pronatec 2.0, programado para acontecer nesta quarta-feira (18), em Brasília. A primeira edição recebeu investimentos da ordem de R$ 14 milhões.

 

* Fonte: Ascom Reitoria

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Informações para contato

Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária - Recife/PE - CEP: 50740-540 Telefone: (81) 2125-1600

E-mail: email | Ouvidoria:mail