A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq) divulgou, nesta segunda-feira (19), os editais para a concessão de bolsas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFPE. A novidade deste ano é a unificação de todos os programas em apenas três editais, sendo um voltado, exclusivamente, para o Ensino Superior, outro para o Ensino Técnico e o terceiro para o Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA). O prazo para inscrições de projetos segue até o dia 19 de junho.
Tanto para os estudantes dos cursos técnicos como dos cursos superiores estão sendo ofertadas bolsas nas modalidades Pibic/PIC-TEC (Programa de Iniciação Científica) e Pibiti/Pibit-Tec (Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). A primeira categoria abrange diversas linhas e temáticas de pesquisa. Já a segunda é voltada, especificamente, para os projetos relacionados diretamente à inovação tecnológica e com potencial para geração de patentes e registros de propriedade intelectual. O edital dos cursos superiores ainda inclui o Pibic-Ações Afirmativas, destinado aos estudantes que tenham ingressado na graduação por meio de cotas.
No caso do edital BIA, podem concorrer os alunos que estejam regularmente matriculados no primeiro ou segundo período de algum curso superior do instituto e que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola pública da rede municipal e/ou estadual. Os selecionados, nesse caso, deverão dedicar, no mínimo, 12 horas semanais ao desenvolvimento das atividades de pesquisa. A carga-horária prevista nos outros dois editais é de 20 horas por semana.
Para proporcionar maior agilidade e eficiência no processo de avaliação, as inscrições e submissões dos planos de trabalho deverão ser feitas através de um sistema online (clique aqui), e não mais por e-mail. “Pedimos que os pesquisadores organizem com antecedência as documentações para que não haja problemas na homologação das propostas e possamos continuar trabalhando rumo à excelência da pesquisa no instituto”, alertou Thiago Viana, coordenador de pesquisa da Propesq. Outra mudança deste ano é o fato de que a análise do plano de atividades ficará a cargo de professores de toda a Rede de Educação Profissional e Tecnológica, e não apenas do IFPE.
O resultado final será divulgado no dia 22 de julho.
Faça o download dos documentos abaixo para ter acesso aos editais e ao modelo do plano de atividades.