Procedimento deve ser feito pelos aprovados para cursos da primeira entrada
Já começou o período de matrícula para os aprovados nos cursos da primeira entrada do Vestibular 2014 do IFPE. As datas específicas variam de acordo com o curso e campus escolhidos e devem ser consultadas no Manual do Candidato, disponível no site da Comissão do Vestibular (CVEST), ou ainda neste documento. Quem passou para algum curso superior na modalidade a distância, por exemplo, já deve fazer a matrícula a partir desta quinta-feira (2), no polo onde concorreu à vaga.
Na matrícula, os aprovados deverão apresentar carteira de identidade, título de eleitor (se maior de 18 anos), CPF e documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino). É ainda necessário levar uma foto 3x4 recente, original e cópia da certidão de nascimento ou casamento (legível, sem rasuras).
Outros documentos são exigidos de acordo com a modalidade do curso escolhido. Os aprovados para os cursos Superiores ou Técnicos Subsequentes terão que apresentar certificado original de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar. Se não for possível apresentar um desses documentos, será aceita declaração de conclusão com validade para 30 dias. A mesma regra vale para os aprovados nos cursos Técnicos nas modalidades Proeja e Integrado. A diferença é que a documentação é relativa ao Ensino Fundamental.
Os cuidados com a documentação precisam ser redobrados para os que optaram pelo sistema de cotas. Quem não conseguir comprovar essa condição perderá a vaga. Será necessário, por exemplo, atestar que estudou integralmente o ensino Médio ou Fundamental, de acordo com o curso escolhido, em escola pública. Os que optaram ainda pela cota social têm que demonstrar rendimento familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Todos os documentos aceitos para os que optaram pelas cotas podem ser conferidos através do Edital n° 116, publicado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proden). Nele, também há todos os formulários que deverão ser preenchidos.
Das 6.029 vagas oferecidas no Vestibular 2014, 5.083 foram para cursos técnicos e 946 para cursos de nível superior. Elas são distribuídas nos campi do Instituto localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD).
* Fonte: Ascom Reitoria