A tarde desta quinta-feira (19) foi marcada pela realização de mais um Encontro Pedagógico da Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Professores, tutores e coordenadores se juntaram no auditório do Campus Recife e puderam conferir a palestra Educação sem Distância no Brasil, proferida pelo professor Paulo César Moreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Na ocasião, a diretora de Educação a Distância do IFPE, Fernanda Dornellas, iniciou os trabalhos falando sobre o que vem sendo desenvolvido na DEaD. Ela lembrou o conceito 4 recebido pelos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Matemática em 2012 e comentou, entre outros pontos, sobre a democratização dos processos seletivos para colaboradores e a realização de cursos do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC).
“Esta é a culminância de um momento pedagógico importante para todos aqueles que trabalham com a Educação a Distância na instituição”, ressaltou Dornellas, que também expôs algumas perspectivas para ações da Diretoria. “O fomento de novos parceiros, a busca pela oferta de duas novas especializações e a expansão da especialização em Gestão Pública para novos polos pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) estão entre as metas para 2014”, declarou ela.
Em seguida, foi a vez de Moreira fazer sua apresentação. O pesquisador falou sobre os indicadores da Educação a Distância no Brasil e ressaltou o papel da tecnologia no desenvolvimento de todos os trabalhos relativos a modalidade. Citando experiências realizadas na instituição na qual trabalha e se apoiando em dados estatísticos obtidos em relatórios sobre Educação a Distância, ele salientou a importância do comprometimento dos profissionais que trabalham com a modalidade na superação de desafios e vulnerabilidades.
“Se não conseguirmos sistematizar nosso trabalho nem contarmos com uma equipe competente, não teremos êxito nesta caminhada”, sentenciou o palestrante, que também elogiou os resultados obtidos pelo Instituto. “Parabenizo o Instituto pelo trabalho qu evem sendo desenvolvido”, declarou.