A Pedagoga e Professora da Diretoria de Educação a Distância do IFPE, ROSA MARIA OLIVEIRA TEIXEIRA DE VASCONCELOS, juntamente com a Profa. FABÍOLA NASCIMENTO DOS SANTOS PAES aprovaram o artigo intitulado "ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NO IFPE" no V EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino que se realizará de 27 a 30/08 na UFG em Goiania/GO.
O Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE) é um evento acadêmico-científico e de formação de professores da Educação Básica já tradicional no estado de Goiás. O EDIPE, ao longo de seus 10 anos, tem sido organizado por um grupo permanente de estudiosos e pesquisadores da Didática que compõem o CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas em Didática) e que conta com a participação de professores universitários e da Educação Básica, bem como alunos de graduação e pós-graduação. Além de constituir um coletivo interessado no campo de estudos da Didática e das Práticas de Ensino, o CEPED agrega pesquisadores vinculados às quatro maiores instituições universitárias do estado: Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), que tradicionalmente têm organizado o EDIPE, num esforço intelectual e institucional coletivo. Neste V EDIPE, o CEPED dá as boas vindas aos novos parceiros: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e ao Instituto Federal Goiano (IFGoiano), que muito têm contribuido para que este evento possa ampliar seu público e contribuir ainda mais para a formação de professores e pesquisadores em nosso estado.
O IV EDIPE será realizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás no período de 27 a 30 de agosto de 2013. Como eixo articulador das conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos a serem realizadas, trazemos como tema geral "Didática e formação de professores: a qualidade da educação em debate". O evento tem se consolidado como um espaço de articulação entre a universidade e as escolas de educação básica, materializando a tão almejada relação entre a teoria e a prática, necessária para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa. Para o professor da Educação Básica é uma oportunidade ímpar de formação, pois o evento oferece atividades que integram a pesquisa, a cultura e a prática.