O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai realizar o maior vestibular de sua história e inova ao criar cotas para moradores da zona rural. Ao todo, serão oferecidas 6.178 vagas em 2013, distribuídas nos nove campi da instituição, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Dessas, 664, relativas aos cursos superiores do segundo semestre de 2013, serão ocupadas através do SiSU, que utiliza a nota do Enem. Outras 700 vagas, referentes aos cursos superiores da primeira entrada serão oferecidas através do vestibular tradicional. A oferta para os cursos técnicos corresponde a 5.478 vagas, sendo 3.776 na modalidade Subsequente e outras 1.702 na modalidade Integrado.
Metade das vagas é destinada aos estudantes oriundos das escolas da rede pública de ensino. A Lei de Cotas, sancionada neste ano pelo Governo Federal, já é uma realidade do vestibular do IFPE, desde 2006. Em 2013, a Instituição, que só aceitava oriundos das redes municipais e estaduais de educação passará a aceitar os da rede federal. Dentro dessa cota, haverá ainda uma subcota. Esta última é destinada aos moradores da Zona Rural e será aplicada em 25% das vagas nos cursos que tem vocação agrícola. O objetivo é ampliar o acesso à educação pública e de qualidade por parte de uma população que, historicamente, tem poucas oportunidades de ensino.
A nova cota beneficiará comunidades nas regiões onde estão situados os campi Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim e de Vitória de Santo Antão. Os candidatos poderão ter acesso diferenciado aos cursos superior de Agronomia (bacharelado) e técnicos em Agroindústria, Agricultura, Agropecuária e Zootecnia.
O acesso através do SiSU continua. Diferente de 2012, quando foram destinadas 30% das vagas dos cursos superiores através do sistema, no Vestibular 2013 toda a oferta da segunda entrada será preenchida através do SiSU. Os candidatos que concorrerão através dessas vagas devem ter atenção. É que apesar da oferta ser para a segunda entrada, a seleção será realizada na primeira abertura do sistema.
O Vestibular 2013 vai começar na próxima semana, quando deve ser publicado o edital (21/09). Logo em seguida, será iniciado o prazo para solicitar isenção das taxas de inscrição, que custarão R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os superiores. Serão concedidas 4.700 isenções, no total, para quem não pode pagar essas taxas. São 300 por campi e para os polos da EaD. A exceção é o campus Recife, que por ser o maior, terá 2.000 isenções. Os interessados devem se dirigir aos campi e polos, no período de 24 a 26 de setembro. Lá, deverão entregar requerimento e documentação que será analisada pelo Serviço Social.
A isenção não precisa ser solicitada pelos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos na modalidade Proeja, voltadas para os que têm mais de 18 anos e possuem somente o ensino fundamental. A taxa de inscrição para esse público de jovens e adultos que estão fora da escola é gratuita. O objetivo é oferecer melhores condições de vida através da educação profissional.
As inscrições do Vestibular serão realizadas exclusivamente através da internet no período de 1 a 18 de outubro. As provas ocorrerão no dia 16 de dezembro, data escolhida para não causar conflitos com vestibulares de outras grandes instituições. A partir de 4 de janeiro de 2013 será divulgado o listão. O cronograma também estabelece os dias de provas práticas, 8 a 9 de dezembro, para cursos como o técnico em instrumento musical, que será oferecido pela primeira vez na Instituição.
As vagas do Vestibular 2013 são distribuídas nos nove campi do IFPE, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das distribuídas nos polos da EaD, localizados em Caruaru, Dias D´Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.
Outras informações 2125-1666 ou 2125-1724 ou acesse http://cvest.ifpe.edu.br/noticias/consultarnoticia1.php?id=162