IFPE ganha primeiro mestrado e será na área de Gestão Ambiental

31/08/2012 - 09:45:15

Será na área de Gestão Ambiental o primeiro Curso de Mestrado, na modalidade profissional, oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal (CAPES) e teve o seu resultado divulgado nesta quarta-feira (29).

Esta notícia foi celebrada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), principalmente pelo fato do IFPE ter sido o único Instituto Federal que obteve aprovação de um mestrado pela CAPES, nesse último edital. O curso deverá ofertar 20 vagas anuais, já a partir de 2013, e as aulas ocorrerão no campus Recife.


“Com o primeiro curso stricto sensu, o IFPE abre as portas para novas oportunidades de educação, consolidando nosso papel institucional. Agora, não só oferecemos educação básica, graduação e pós-graduação lato sensu, ampliamos nossa dimensão para mestrados e doutorados. Trata-se também de um avanço para a pesquisa no âmbito institucional” enfatiza a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Anália Keyla, destacando o compromisso da gestão e de docentes, mestres e doutores, que elaboraram o projeto e o submeteram à Capes. "Juntos, empreendemos esforços para que esse resultado fosse obtido e o IFPE ampliasse as conquistas que já vêm desenvolvendo, principalmente na área da pós-graduação", acrescentou a pró-reitora que também faz parte da equipe que elaborou a proposta encaminhada e aprovada.

A professora Anália destaca ainda o papel do curso, que terá conceito inicial 3 pela Capes, numa área considerada estratégica para Pernambuco, a de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e desenvolverá duas linhas de pesquisa: Gestão para Sustentabilidade e Tecnologias e Inovações Ambientais. Segundo a professora Sofia Brandão, antiga pró-reitora que deu início à organização dessa proposta no IFPE, "esse curso visa formar o profissional voltado para atender o mercado local e regional com demanda verificada no pólo petroquímico, nas indústrias químicas locais e demais ramos que atendem aos interesses cada vez maiores de desenvolvimento sustentável".

O próximo passo será a seleção dos estudantes que se realizará através de edital específico. As datas e todo o cronograma deverão ser definidos numa reunião com o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e a Propesq, pró-reitoria através da qual o curso será acompanhado.
O mestrado conta com a colaboração de professores lotados no campus Recife e na Reitoria, vinculados ao curso de Gestão Ambiental (curso-âncora do programa) e às coordenações de Química, Radiologia, Saneamento e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Haverá ainda a participação de colaboradores da UFRPE, da UFPE e da EMBRAPA.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Informações para contato

Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária - Recife/PE - CEP: 50740-540 Telefone: (81) 2125-1600

E-mail: email | Ouvidoria:mail